quarta-feira, 25 de março de 2009

Planejar o escopo do projeto

Planejar o escopo é fundamental para o sucesso dos projetos. O planejamento do escopo tem impactos significativos em todas as fases do gerenciamento de um projeto.

Em certos casos, uma palavra mal colocada pode criar situações em que o projeto pode fracassar por esta palavra ou uma frase mal formulada. 

É fundamental que o gerente de projetos leia muito, não apenas sobre o tema em que trabalha, mas todo tipo de leitura. É preciso ter capacidade de interpretação de textos. É preciso ter capacidade de análise e síntese. O bom gerente de projetos busca sempre estar atualizado em sua área de atuação e nas práticas de gerenciamento de projetos. Este trabalho de leitura, estudos, análise e interpretação de textos, criam posturas profissionais que permitem melhor elaborar o escopo dos projetos.

Outro aspecto interessante no escopo dos projetos é a verificação do planejamento do escopo por um profissional que não participou da elaboração do texto ou da proposta. Esta recomendação é tão simples que muitas vezes causa até constrangimento em falar sobre isso. O problema é que muitas pessoas subestimam a importância desta verificação do escopo, ou mesmo subestimam a importância do próprio escopo redigido em uma proposta.

Escreva o escopo dos projetos. Páre um tempo. Leia novamente o planejamento realizado. Estude, pesquise, analise, faça críticas. Tudo isso é fundamental para o sucesso do escopo do projeto. E como praticamente todas as demais áreas de conhecimento dependem do gerenciamento do escopo do projeto, um escopo bem feito é a base para o sucesso do projeto.

Um escopo bem feito não garante os resultados do projeto, mas um escopo mal feito, seguramente compromete todas as metas dos projetos.

Bom Papo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário